Saúde Mental Infantojuvenil: Distrito Federal Amplia Rede de Atendimento com Novos CAPSi

Distrito Federal reforça a atenção à saúde mental de crianças e adolescentes com a construção de duas novas unidades do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). O anúncio foi tema central do 8º InterCAPSi, evento que reuniu mais de 70 profissionais da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) para debater estratégias de cuidado e o futuro da rede de atenção psicossocial.

A primeira unidade, com investimento de R$ 4,7 milhões, será construída no Recanto das Emas, Setor Hospitalar 104/105, substituindo o espaço provisório atualmente em funcionamento dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A ordem de serviço para a obra já foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em julho.

Em Ceilândia, o novo CAPSi será erguido na QNN 27, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Cidade do Sol, com investimento previsto de mais de R$ 4,9 milhões. O processo de contratação da construtora está em andamento, com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) como parceira na execução das obras.

Com as novas unidades, o DF busca ampliar o acesso a serviços especializados para crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. Atualmente, o Distrito Federal conta com quatro CAPSi em funcionamento: Sobradinho, Recanto das Emas, Taguatinga e Plano Piloto. Além destes, a rede conta com 14 unidades voltadas para o público adulto e idoso, incluindo os CAPs AD, especializados em dependência química.

A expansão da rede ocorre em um momento de crescente demanda. Nos primeiros quatro meses de 2025, foram registrados 126.776 atendimentos na rede de atenção psicossocial, um aumento em relação aos 115.731 registrados no último trimestre de 2024. Além dos CAPSi em Recanto das Emas e Ceilândia, outras três unidades estão em fase de implantação no Gama, Taguatinga e Guará.

O InterCAPSi promoveu debates e dinâmicas sobre temas cruciais como violência, família, estratégias de cuidado, sistema socioeducativo e o protagonismo de crianças e adolescentes, buscando integrar os serviços e fortalecer a rede de saúde mental no Distrito Federal.

Fonte: jornaldebrasilia.com.br

Related Posts

  • All Post
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Economia
  • Esportes
  • geral
  • Notícias
  • Review
  • Saúde

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga Nossas Redes

Populares

Em Alta

Nosso Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

© 2025 Tenho Que Saber Todos Os Direitos Reservados

Categorias

Tags