Mercados globais em queda após dados de emprego dos eua

Mercados asiáticos registraram quedas acentuadas nesta sexta-feira, reverberando um movimento global de aversão ao risco. O desempenho negativo segue a divulgação de dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos, que trouxeram incertezas sobre as futuras decisões de política monetária.

Investidores demonstraram cautela, reduzindo sua exposição a ativos considerados de risco, mesmo diante de resultados considerados expressivos de empresas do setor de tecnologia.

Em Nova York, as bolsas de valores também sofreram fortes perdas. A preocupação com a valorização de ações de tecnologia intensificou a instabilidade, resultando na maior oscilação diária do índice Nasdaq desde abril.

Os números do mercado de trabalho americano indicaram um crescimento superior ao esperado na criação de empregos em setembro. No entanto, o aumento da taxa de desemprego, aliado às revisões negativas de dados de meses anteriores, criaram um cenário complexo para o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. O Fed agora precisa avaliar se reduzirá ou não as taxas de juros já no próximo mês.

Após a divulgação dos dados, os rendimentos dos títulos do Tesouro americano apresentaram queda. Os contratos futuros passaram a indicar uma probabilidade de 40% de corte nas taxas de juros dos EUA em dezembro, um aumento em relação aos 30% do dia anterior.

Apesar disso, persiste a incerteza entre os investidores quanto a um possível afrouxamento monetário já no próximo mês, uma vez que os próximos dados de emprego serão divulgados somente após a reunião do Federal Reserve.

Na negociação desta sexta-feira, o índice MSCI, que acompanha o desempenho das ações da região Ásia-Pacífico excluindo o Japão, registrou uma queda de 1,8%. Com isso, a perda acumulada na semana atinge 3%, o pior resultado desde o início de abril.

O índice Nikkei do Japão recuou 1,8%, acumulando uma queda de 2,8% na semana. Mercados como o de Taiwan e o da Coreia do Sul também registraram perdas significativas, com quedas de 2,7% e mais de 3%, respectivamente.

Na China, o índice CSI300 apresentou um recuo de 1,1%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,7%.

Autoridades do Federal Reserve têm demonstrado cautela em relação à inflação. Recentemente, algumas expressaram preocupações sobre a estabilidade do mercado financeiro, incluindo o risco de uma queda acentuada nos preços dos ativos. As discussões giram em torno do momento ideal para a eventual redução das taxas de juros.

No mercado cambial, o dólar se fortaleceu em relação a moedas de países exportadores de commodities, atingindo as máximas em relação ao dólar australiano e ao dólar neozelandês. O iene também apresentou volatilidade, influenciado por declarações de autoridades japonesas sobre a possibilidade de intervenção para conter movimentos especulativos.

No mercado de commodities, os preços do petróleo ampliaram as perdas, enquanto os preços do ouro também apresentaram recuo.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related Posts

  • All Post
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Economia
  • Esportes
  • geral
  • Notícias
  • Review
  • Saúde

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2025 Tenho Que Saber Todos Os Direitos Reservados

Categorias

Tags