O setor varejista brasileiro apresentou um novo declínio em agosto, com o Índice do Varejo Stone (IVS) registrando uma queda de 1,5% em comparação com julho. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a retração foi de 3,3%.
A análise setorial revelou que sete dos oito segmentos monitorados pela empresa apresentaram desempenho negativo no mês. Destaque para o setor de Material de Construção, que sofreu uma queda de 4,3%, e o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria, com retração de 3,6%. Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo foi o único setor a apresentar crescimento, com um avanço de 4,3%. No entanto, no comparativo anual, todos os setores apresentaram resultados negativos.
Segundo análise, o cenário reflete uma desaceleração econômica no país, influenciada pela alta taxa de juros, atualmente em 15% ao ano. A perda de dinamismo no mercado de trabalho, onde as demissões superam as contratações, e o alto endividamento das famílias contribuem para restringir o consumo.
Em termos regionais, o Amapá se destacou com o maior avanço no varejo em relação ao ano anterior, registrando um aumento de 3,2%. Tocantins (1,9%), Pará (0,7%) e Roraima (0,5%) também apresentaram crescimento, demonstrando a força do setor na região Norte. Mato Grosso (1,7%) e São Paulo (0,6%) completam a lista dos estados com resultados positivos.
Na outra ponta, o Rio Grande do Sul foi o estado mais impactado, com uma queda de 7,1%, seguido pelo Rio Grande do Norte, onde o varejo recuou 6,4%. Essa situação se reflete nas respectivas regiões, Sul e Nordeste, que registraram as maiores quedas no setor em âmbito nacional. Outros estados com desempenho negativo incluem Sergipe (5,9%), Santa Catarina (5,4%), Alagoas (5,3%), Paraíba (4,7%), Pernambuco (4,6%), Rondônia (4%), Goiás (3,9%), Mato Grosso do Sul (3,4%), Paraná (2,7%), Amazonas (2,6%), Rio de Janeiro (2,2%), Bahia (2,1%), Espírito Santo (1,9%), Distrito Federal (1,7%), Acre (1,6%), Minas Gerais (1,1%), Maranhão, Piauí e Ceará (0,9%).
Fonte: forbes.com.br