Brasil e paraguai: negociações sobre itaipu retomadas em dezembro

Brasil e Paraguai agendaram para a primeira quinzena de dezembro a retomada das negociações referentes à revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu. A decisão foi formalizada após reunião entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países, conforme comunicado divulgado nesta segunda-feira (17). O ponto de partida para as discussões será o Entendimento Bilateral firmado em abril deste ano.

Durante o encontro, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, entregou ao seu homólogo paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, um relatório confidencial. O documento continha esclarecimentos solicitados pelo governo paraguaio sobre as atividades da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em território paraguaio, realizadas entre junho de 2022 e março de 2023.

Na ocasião, Vieira reiterou que o governo brasileiro, assim que tomou conhecimento da operação, a tornou sem efeito. Ele lamentou o impacto do ocorrido na relação bilateral e assegurou que todas as medidas estão sendo tomadas para identificar os envolvidos e responsabilizá-los judicialmente. Segundo o comunicado, o ministro Ramírez Lezcano recebeu o relatório e as explicações, manifestando que o governo paraguaio considera o assunto encerrado.

Além das questões relativas à Abin, os chanceleres discutiram possíveis datas para visitas dos presidentes do Paraguai e do Brasil. O objetivo é aprofundar as discussões em diversas áreas de interesse comum.

Entre os temas prioritários, destacam-se: infraestrutura, com foco na inauguração da Ponte da Integração, conexões rodoviárias, Corredor Bioceânico, Hidrovia Paraguai-Paraná e aeroportos; energia, incluindo interconexão elétrica, cooperação interinstitucional, planejamento energético, biomassa e etanol; segurança pública, com ênfase no combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas, além do crime organizado transnacional e cooperação penitenciária; defesa, buscando o fortalecimento da cooperação em temas militares, capacitação, ações conjuntas e equipamentos de defesa.

Ainda foram mencionados a cooperação em matéria de alimentação escolar, agricultura familiar e entre os institutos de estatística e de planejamento econômico público, assim como a cooperação educacional, visando um maior acesso de estudantes paraguaios a universidades brasileiras e o intercâmbio de docentes e alunos entre as academias diplomáticas das chancelarias e postos no exterior.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Related Posts

  • All Post
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Economia
  • Esportes
  • geral
  • Notícias
  • Review
  • Saúde

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nossa newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2025 Tenho Que Saber Todos Os Direitos Reservados

Categorias

Tags