Candidatos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 no próximo domingo, com provas de ciências da natureza e matemática, têm à disposição o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem para revisar os conteúdos.
O aplicativo, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para o Enem. A ferramenta está disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play, além de poder ser acessada via internet.
Para utilizar o aplicativo, o estudante deve se conectar através da plataforma Gov.Br, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Após o login, é necessário realizar um cadastro no aplicativo ou site.
Com o cadastro completo, o estudante terá acesso a diversos conteúdos em formato de vídeo e apostilas. A plataforma oferece ainda trilhas de estudo segmentadas por complexidade e área do conhecimento, simulados completos com questões de provas anteriores do Enem e simulados de questões alternativas por área do conhecimento.
O aplicativo conta com um assistente virtual com inteligência artificial, capaz de construir planos e cronogramas de estudo personalizados, além de tirar dúvidas dos estudantes com base em conteúdos exclusivos das matérias que serão cobradas no Enem. As conquistas e pontuações de cada estudante ficam registradas em um perfil privado, com a opção de compartilhar a evolução nas redes sociais.
No domingo, os participantes do Enem 2025 responderão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30 e término às 18h30, meia hora mais cedo em comparação ao primeiro domingo de provas.
Participantes que perderam o primeiro dia de provas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro. O período para solicitar a reaplicação será de 17 de novembro até as 12h de 21 de novembro (horário de Brasília), através da Página do Participante no site do Inep. O Inep recomenda que, se possível, os candidatos compareçam ao segundo dia de provas, mesmo que tenham faltado ao primeiro.
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o primeiro dia de provas do Enem 2025 está agendado para 30 de novembro e o segundo, para 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


















