A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (17), a operação “Falsa Tribuna”, visando desarticular uma organização criminosa especializada em golpes virtuais. O grupo criminoso usava a imagem de deputados e ex-deputados de Brasília para criar perfis falsos em aplicativos de mensagens e, assim, enganar vítimas solicitando dinheiro.
A Divisão de Análise de Crimes Virtuais (DACV/CORF) investigou o esquema e constatou que os criminosos se aproveitavam de fotos e informações públicas dos parlamentares para criar contas fraudulentas. Através desses perfis falsos, os golpistas entravam em contato com pessoas próximas aos políticos, simulando emergências, como problemas de saúde ou acidentes, para pedir transferências financeiras urgentes, principalmente via PIX.
Em uma ação com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO), um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Goiânia (GO). Um casal, de 26 e 22 anos, suspeito de integrar o esquema, foi o alvo da operação. As buscas resultaram na apreensão de celulares, chips de telefonia e outros dispositivos eletrônicos, que serão periciados para coletar provas digitais.
A polícia suspeita que a dupla faça parte de uma organização criminosa maior, com outros integrantes dedicados a fraudes eletrônicas, estelionato e lavagem de dinheiro.
Os envolvidos são investigados por crimes como falsa identidade, estelionato mediante fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de capitais. As penas somadas para esses crimes podem ultrapassar 20 anos de prisão.
O nome da operação, “Falsa Tribuna”, alude à forma como os golpistas se apropriavam da imagem de autoridades do poder legislativo para cometer os crimes.
Fonte: acordadf.com.br