O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou surpresa diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela acusação de tentativa de golpe de Estado. A declaração foi dada na quinta-feira (11), enquanto Trump deixava a Casa Branca.
Questionado sobre a possibilidade de aplicar novas sanções a autoridades brasileiras, o republicano não respondeu diretamente. Em vez disso, Trump estabeleceu um paralelo entre a situação de Bolsonaro e a sua própria experiência política nos Estados Unidos.
“Eu assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Ele era um bom homem, e não vejo isso acontecendo”, declarou Trump. A fala sugere que o ex-presidente americano vê similaridades entre o processo enfrentado por Bolsonaro e as tentativas de contestar sua própria legitimidade política.
Fonte: jornaldebrasilia.com.br