O Distrito Federal promove neste sábado uma grande mobilização para atualização da caderneta de vacinação. Serão 54 pontos de atendimento distribuídos por todo o território, organizados pela Secretaria de Saúde (SES-DF), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em todas as faixas etárias.
No domingo, a SES-DF estenderá a ação, oferecendo vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos, das 9h às 17h, no Parque da Cidade. A iniciativa integra a caminhada de conscientização de cânceres ginecológicos da campanha Setembro em Flor.
Além da vacina contra o HPV, estarão disponíveis imunizantes contra diversas doenças, como dengue, covid-19, febre amarela, meningite e gripe, seguindo o calendário de vacinação vigente. Uma informação importante é que a vacina BCG não estará disponível durante a ação. O imunizante contra o HPV, vale ressaltar, está disponível para adolescentes até 19 anos até dezembro.
Para receber a vacina, a orientação é levar um documento de identificação válido e a caderneta de vacinação. Em caso de perda da caderneta, a recomendação é procurar a sala de vacinação onde as doses foram aplicadas anteriormente para tentar resgatar o histórico. Se não for possível recuperar o histórico, o paciente será vacinado de acordo com as vacinas recomendadas para sua faixa etária, e uma nova caderneta será emitida. A ausência da caderneta não impede a vacinação, mas é importante lembrar que ela é o comprovante da situação vacinal de cada indivíduo e deve ser guardada com os demais documentos pessoais.
A partir de segunda-feira, o atendimento volta ao normal, com mais de 100 salas de vacinação da SES-DF abertas a partir das 7h. A lista completa com endereços e horários dos postos de vacinação pode ser encontrada no da Secretaria de Saúde.
Fonte: jornaldebrasilia.com.br