A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (17/09), o regime de urgência para o Projeto de Lei da Anistia, com 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções. Essa aprovação agiliza a tramitação, permitindo que o projeto seja levado diretamente ao plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões.
No Distrito Federal, a votação dos deputados federais sobre a urgência do projeto revelou uma divisão, com uma ligeira maioria a favor. Dos oito representantes da unidade federativa, cinco votaram para acelerar a análise do projeto, enquanto três se manifestaram contrários.
Os deputados federais do DF que votaram a favor da urgência foram: Alberto Fraga (PL), Bia Kicis (PL), Fred Linhares (Republicanos), Júlio César Ribeiro (Republicanos) e Rafael Prudente (MDB).
Já os parlamentares do DF que votaram contra a tramitação em regime de urgência do projeto foram: Erika Kokay (PT), Professor Reginaldo Veras (PV) e Rodrigo Rollemberg (PSB).
O projeto de lei, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), propõe anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”.
Integrantes da base de apoio de Bolsonaro defendem que a anistia possa beneficiar também o ex-presidente, recentemente condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão.
Fonte: acordadf.com.br