O líder norte-coreano, Kim Jong Un, manifestou ao presidente chinês, Xi Jinping, um forte desejo de fortalecer continuamente as relações bilaterais entre os dois países. A declaração foi divulgada pela imprensa estatal nesta sexta-feira, após um encontro entre os líderes em Pequim.
Kim e Xi se reuniram na noite de quinta-feira no Grande Palácio do Povo, na capital chinesa. Durante o encontro, Kim reiterou os “sentimentos de amizade” que unem as duas nações, conforme informações da de notícias estatal norte-coreana KCNA.
A reunião ocorreu durante uma visita incomum de Kim à China, principal aliada da Coreia do Norte. Acompanhado também pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, Kim participou de um grande desfile militar que celebrou o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
“O Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) e o governo têm a firme intenção de desenvolver progressivamente as relações entre a RPDC e a China”, afirmou Kim, utilizando o acrônimo de República Popular Democrática da Coreia.
A KCNA informou ainda que Kim assegurou a Xi que a relação entre China e Coreia do Norte permanecerá inalterada, “independente das mudanças no cenário internacional”.
A parceria entre China e Coreia do Norte remonta à Guerra da Coreia na década de 1950. Atualmente, Pequim é uma fonte crucial de apoio diplomático, econômico e político para o país isolado com capacidade nuclear.
Fonte: jornaldebrasilia.com.br



















